No Dia Mundial das Baleias, comemorado em 19 de fevereiro, uma baleia encalhou em Imbé. Num primeiro momento a baleia estava viva na beira da praia, próxima a barra do Rio Tramandaí e houve tentativas de devolvê-la ao mar com auxílio de uma lancha da Petrobras.
Segundo Juares Matias, comandante da Polícia Ambiental de Tramandaí, houve diversas tentativas de direcioná-la para fora da arrebentação e ao habitat natural, o que levou quase uma hora de trabalho. Na noite de segunda-feira, o animal ainda permanecia vivo e estava próximo de Tramandaí. Entretanto na manhã de terça-feira, a baleia foi encontrada morta e recolhida ao Ceclimar, onde passa por análises, inclusive para confirmar a espécie.
Conforme informações de técnicos do Ceclimar (Centro de Estudos Costeiro e Marinhos da UFRGS) pode tratar-se de uma baleia da espécie cachalote- anão. O cachalote-anão (Kogia sima) é uma das três espécies de baleias denominadas cachalotes. Não são observadas muitas vezes e o pouco que se sabe sobre estes animais tem origem no estudo de espécimes trazidos pelo mar até às costas. Pode variar em tamanho de 2 a 2,7 m de comprimento e pesar até 300 kg.
O cachalote-anão distribui-se pelos oceanos tropicais e temperados de todo o mundo e habita a plataforma continental e a área das encostas. No Brasil pode habitar principalmente a região Sul. Em janeiro de 2022 um exemplar foi encontrado morto em Imbituba.
Fonte: Dapraia News
Uma resposta