Baleia que encalhou na costa de Imbé é retirada morta do mar em Tramandaí

A baleia que encalhou no litoral norte do Estado foi retirada morta do mar em Tramandaí, na manhã desta terça-feira (20). O animal havia sido avistado debilitado na praia por banhistas na segunda-feira (19), próximo à guarita 137, em Imbé.

Bombeiros militares e brigadianos do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (1ºBABM) foram mobilizados para salvar o mamífero no início da tarde.

— Fizemos algumas tentativas de devolvê-la ao mar, mas não tivemos sucesso. Depois usamos um barco e levamos a baleia atrás da arrebentação das ondas, mas ela voltou a encalhar e entrou em óbito antes da meia-noite — conta Juares Matias, comandante da Patrulha Ambiental (Patram) de Tramandaí.

O animal foi localizado próximo à guarita 140. Uma retroescavadeira da prefeitura de Tramandaí foi utilizada para o transporte ao Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Imbé, onde será apurada a causa da morte.

Após exames, o Ceclimar constatou que a baleia é uma fêmea jovem, com 2m45cm de comprimento. Inicialmente, o mamífero foi identificado pertencente à espécie cachalote-anão. Porém, com a análise morfológica realizada durante esta terça, foi descoberto que o animal é uma baleia cachalote-pigmeu.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *