Nova ponte sobre o Rio das Pacas é inaugurada em Três Cachoeiras

Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Três Cachoeiras recebeu, nesta quinta-feira (27), a inauguração da nova ponte sobre o Rio das Pacas, localizada no quilômetro 7 da ERS-494. A estrutura, que substitui a antiga travessia destruída por um ciclone em junho de 2023, contou com um investimento de R$ 5,2 milhões do governo estadual e foi concluída em nove meses.

Com 40,35 metros de extensão e duas pistas, a nova ponte melhora a ligação entre Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul, facilitando o escoamento da produção agrícola da região, onde a agricultura familiar é uma atividade econômica relevante. O fluxo de transporte escolar e de acesso a serviços essenciais, como saúde, também será beneficiado.

A destruição da antiga ponte, que possuía apenas uma pista e 27 metros de extensão, trouxe dificuldades para a população local. Uma travessia emergencial chegou a ser implantada, mas foi comprometida por condições climáticas adversas. Para minimizar os impactos, o governo do Estado construiu uma segunda passagem molhada, que garantiu a mobilidade até a conclusão da nova ponte.

A inauguração da ponte também marcou uma conquista importante para a comunidade do Morro Azul, que reivindicava a reconstrução da travessia. A cerimônia de entrega contou com a presença do Governador Eduardo Leite, do Vice-Governador Gabriel Souza, do Secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, de autoridades da região e da Prefeita de Três Cachoeiras, Fabiana Leffa, que destacou a importância da obra para a segurança e mobilidade da população; ela ressaltou que a nova estrutura representa uma conquista coletiva, fruto do esforço conjunto entre governo estadual e municipal.

O Governador Eduardo Leite enfatizou a relevância da ponte para a infraestrutura regional e reforçou o compromisso da gestão estadual com a reconstrução de acessos essenciais após eventos climáticos extremos.

No final de janeiro, o Governador anunciou um pacote de R$ 1,2 bilhão para obras em diversas regiões do Estado, contemplando a reconstrução resiliente de três pontes e 11 rodovias. Os recursos são provenientes do Fundo do Plano Rio Grande, lançado em 2024 para enfrentar os impactos sociais, econômicos e ambientais da enchente histórica de maio.

Com a nova ponte em funcionamento, a população da região ganha mais segurança e qualidade no deslocamento, consolidando um avanço na infraestrutura viária do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação/PMTC
Foto: Divulgação/PMTC
Foto: Divulgação/PMTC
Foto: Divulgação/PMTC
Foto: Divulgação/PMTC
Foto: Divulgação/PMTC
Foto: Divulgação/PMTC
Foto: Mauricio Tonetto/Secom
Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *