Com cinco novas embarcações, Patram amplia patrulhamento em lagoas e rios do Litoral Norte

Litoral Norte (RS) – A Patrulha Ambiental (Patram) do Litoral Norte recebeu recentemente cinco novas embarcações, que irão ampliar o patrulhamento e as ações de fiscalização nos rios e lagoas da região. A doação foi realizada pelo Instituto Cultural Floresta, que entregou quatro barcos motorizados e uma moto aquática à corporação na última semana. Os novos equipamentos já estão sendo utilizados em atividades de fiscalização e ações de resgates.

As unidades da Patram de Osório, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres receberam um barco cada. Já a moto aquática ficará na unidade de Capão da Canoa, mas poderá ser empregada em ações em outras cidades do Litoral Norte, conforme a necessidade.

A comandante da Patram na região, capitã Morgana Pereira, destacou a importância da doação. “Essas novas embarcações nos permitirão uma cobertura mais eficaz de todas as nossas bacias hidrográficas, como a do Rio Mampituba e a do Rio Tramandaí. O policiamento embarcado é fundamental, especialmente para combater delitos ambientais, como a pesca predatória e a caça ilegal”, afirmou a capitã, que também ressaltou a atuação do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) em ações de resposta a desastres naturais.

Além do reforço na fiscalização ambiental, as novas embarcações poderão ser utilizadas em ações emergenciais relacionadas a eventos climáticos, como as enchentes que atingiram o estado nos últimos anos. A capitã Morgana lembrou que o Litoral Norte também foi afetado, com cidades como Caraá, Maquiné e Palmares do Sul enfrentando grandes desafios. “Essas embarcações nos darão mais capacidade de resposta e poderão ser deslocadas para qualquer ponto do estado, caso necessário”, afirmou a comandante.

Além da Patram, o Instituto Cultural Floresta também fez doações ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), enviando um barco e um bote motorizado para o Pelotão de Capão da Canoa. Esses equipamentos, adquiridos para auxiliar nos resgates durante as enchentes de maio, agora reforçam as forças de segurança na região e poderão ser usados para resgates em futuras situações de emergência.

Laura Pires Haendchen

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *