BM divulga dados operacionais do mês de maio

Salvamentos e ações de patrulhamento embarcado foram destaque no mês. Foto; Arquivo BM

O mês de maio de 2024 foi marcado pelas fortes chuvas e pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Com o contexto da calamidade que atingiu o estado, a Brigada Militar também precisou adaptar as suas operações. Os resultados se refletem nos números do Balanço Operacional de maio da BM, divulgados nesta segunda-feira (10/6).

Ao todo, durante o mês, foram realizadas 4.991 prisões, uma média de aproximadamente 161 por dia. A BM também apreendeu 290 armas de fogo, resultado em uma média de aproximadamente nove por dia.

Em maio, foram realizadas 211 operações integradas. Na média diária, foram empregados 4.991 policiais militares e 1.362 viaturas. Entre as adaptações necessárias às operações, foi utilizada uma média diária de 17 embarcações e 12 motos aquáticas, porém com a utilização de mais de 60 embarcações nos dias de maior reforço no policiamento nas áreas alagadas do estado. Entre os salvamentos realizados, foram 24.352 pessoas e 3.504 animais.

Apesar do esforço nos salvamentos e no patrulhamento em áreas alagadas, o policiamento ostensivo e as ações preventivas ordinárias não pararam. No policiamento rural, foram visitadas 2.046 propriedades. Na Patrulha Maria da Penha, a BM realizou 3.756 visitas a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no mês. Em paralelo, também foram realizadas pouco mais de 10 mil visitas a estabelecimentos comerciais e 841 fiscalizações em bares e casas noturnas.

Chuva afeta PMs – Além de suscitarem adaptações operacionais, as enchentes também causaram danos e transtornos às estruturas e ao efetivo da Brigada Militar. Ao todo, foram mais de 800 policiais militares afetados. 

Texto: Assessoria de Comunição, Brigada Militar RS

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *