Duas empresas gaúchas do ramo imobiliário concluíram a compra da área antes ocupada pelo Hotel Bassani, em Capão da Canoa, no Litoral Norte, fechado desde abril de 2023. Nazale Incorporadora e Construtora, com sede em Capão da Canoa, e Dallasanta, uma gestora de ativos imobiliários de Porto Alegre, agora estudam o que fazer com o local de mais de 3,2 mil metros quadrados de frente para o mar. A família Bassani, antiga proprietária do hotel, não informa o valor total da venda. Cada um dos 13 herdeiros negociou a cota separadamente. De acordo com as empresas, pesquisas são realizadas para embasar a decisão sobre o que será feito no terreno. A expectativa é de que o martelo seja batido ainda em 2024.
O hotel ocupa toda a quadra formada pela Avenida Beira-Mar com as ruas Moema, Tupirama e Maranguaba. As portas e janelas estão seladas por tapumes de madeira e grades de ferro e placas indicam monitoramento 24 horas.
A estrutura ainda preserva traços da antiga finalidade. Um banner pendurado na parede segue informando o café da manhã aberto ao público e uma placa próxima da calçada da Avenida Beira-Mar exibe o antigo slogan do hotel: “verão em família”. A fachada, apesar de preservada, já conta com várias pichações. Apenas uma filha do casal fundador do hotel – Luiz e Emília Bassani – é viva. O empreendimento funcionou por 95 anos até o encerramento das atividades. Todo o mobiliário foi vendido ou doado. — Foram décadas de trabalho, entretenimento, lazer e hospitalidade compartilhadas com cada família que ali passou, juntos escrevemos a história do município. Hoje fica a herança e o orgulho de um legado deixado pelos nossos avós Luiz e Emília Bassani, de sucesso, trabalho, competência e honestidade — agradece Lissandra Emerim Bassani, ex-sócia e neta dos fundadores.
Antigo Hotel Bassani
O hotel foi fundado em 1928, na Rua Moema, ainda em uma estrutura de madeira. A primeira reforma ocorreu na década de 1950. O terreno em volta do prédio já era do fundador. As ampliações ocorreram ao longo dos anos. A última mudança foi na década de 1970. Em 2023, o empreendimento contava com 118 quartos. O espaço era conhecido por ser a base do Garota Verão, principal concurso de beleza do Estado. O evento acontecia em frente ao estabelecimento. O hotel foi o ponto de preparação para o concurso em todas as edições, de 1986 a 2015.
As empresas compradoras
A Nazale foi fundada em 1985 e conta com 18 empreendimentos, com foco na área residencial, em Capão da Canoa. Além do litoral, a empresa também atua nos mercados de Porto Alegre e Gramado.
A Dallasanta foi fundada em 2001 e se apresenta como uma das maiores gestoras de ativos imobiliários do sul do Brasil, com mais de 500 imóveis entre construções e terrenos. Sediada no Bairro Floresta, na capital gaúcha, a empresa opera com construção, locação e administração de imóveis.
Fonte: GZH