Polícia Federal indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado

agencia brasil

Nesta quinta-feira (21), a Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito que investigou uma suposta organização criminosa envolvida em ações para evitar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin em 2023. O relatório foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e aponta 37 pessoas indiciadas por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e formação de organização criminosa.

Entre os indiciados estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ministro do GSI Augusto Heleno, o presidente do Partido Liberal (PL) Valdemar Costa Neto, e outras figuras políticas e militares.

As investigações, realizadas ao longo de quase dois anos, identificaram uma estrutura organizada em núcleos, como o de desinformação, incitação militar, jurídico, e operacional para execução de medidas coercitivas. A PF utilizou recursos como quebras de sigilo, buscas e apreensões, e colaborações premiadas para reunir as provas contra os envolvidos.

Segundo o relatório, a suposta organização tinha uma divisão clara de tarefas, permitindo a individualização das condutas dos suspeitos. A conclusão do inquérito marca o encerramento da fase investigativa da tentativa de golpe. Agora, o STF avaliará o relatório para possíveis desdobramentos jurídicos.

Laura Pires Haendchen

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *