Litoral Norte receberá novas estações meteorológicas do Inmet

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) iniciará a instalação de novas estações meteorológicas automáticas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, como parte de um projeto de modernização da rede de monitoramento climático do Estado. A ação integra um investimento de R$12 milhões liberado pelo Governo Federal, viabilizado por crédito extraordinário destinado à recuperação do RS após a enchente de maio de 2024.

No Litoral Norte, cinco municípios estão na lista para receber os equipamentos até o final de 2025: Capão da Canoa, Mostardas, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Torres. A região, que atualmente conta com uma estação automática em funcionamento em Tramandaí e outra inoperante em Mostardas, passará a ter cobertura ampliada, o que deve melhorar significativamente a capacidade de monitoramento meteorológico, especialmente em áreas suscetíveis a eventos climáticos extremos.

Palmares do Sul será um dos primeiros municípios litorâneos a receber a nova estrutura. Na última quinta-feira (22), o Prefeito Regis Bauermann recebeu a visita do Superintendente da Superintendência de Agricultura e Pecuária do RS, José Cleber de Souza, e do Meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet. Eles vistoriaram o local onde será instalada a estação, no bairro Major Pinto.

Os novos equipamentos são totalmente automáticos e capazes de captar dados como temperatura, umidade do ar, precipitação, radiação solar, vento e pressão atmosférica. Pela primeira vez, também será feito o registro da temperatura e da umidade do solo. As estações transmitirão informações em tempo real via internet ou satélite, com atualizações regulares a cada hora, podendo ser reduzidas para 15 minutos em situações de alerta.

Com a ampliação da rede, o Rio Grande do Sul será o primeiro estado do país a contar com 100% de estações meteorológicas automáticas com essa configuração, fortalecendo a capacidade de resposta e planejamento diante das mudanças climáticas.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *