O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, oficializou sua pré-candidatura à Presidência da República pelo PSD. O anúncio foi feito na terça-feira (20), durante participação na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
A declaração confirma a intenção do governador de disputar o Palácio do Planalto nas eleições de 2026, após se filiar ao PSD no início de abril, encerrando uma trajetória de 24 anos no PSDB. Leite passa agora a comandar o diretório gaúcho do novo partido e assume protagonismo no projeto nacional da sigla.
Com a entrada no PSD, Leite se junta a outras lideranças que deixaram o PSDB nos últimos meses. Em março, a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, também migrou para o partido. Com essas mudanças, o PSDB passa a contar com apenas um Governador em exercício: Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul.
Leite foi prefeito de Pelotas entre 2013 e 2018 e tornou-se, em 2022, o primeiro Governador reeleito da história do Rio Grande do Sul, cargo que também ocupou entre 2019 e 2022.