A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Osório e a Secretaria Municipal de Educação vão unir esforços para implementar o projeto “OAB vai à escola”, com foco no combate à violência contra a mulher. A iniciativa, motivada pelo aumento dos casos de feminicídio no Rio Grande do Sul, foi definida em reunião realizada na segunda-feira (12), na sede da secretaria.
O projeto prevê ações de conscientização e informação direcionadas a estudantes da rede municipal de ensino. A primeira atividade será realizada no dia 20 de maio, data marcada como o “Dia D” do projeto, quando membros da OAB visitarão as escolas para abordar o tema com os alunos.
A proposta busca fortalecer a prevenção por meio da educação, levando conhecimento sobre os direitos das mulheres, os mecanismos de denúncia e os impactos da violência doméstica. A expectativa é de que os conteúdos abordados em sala de aula contribuam também para ampliar o diálogo nas famílias, criando uma rede de conscientização mais ampla.
Participaram do encontro o Secretário municipal de Educação, Marcelo Reis, membros da equipe pedagógica da pasta, o Presidente da Subseção da OAB de Osório, Roberto da Silva Escopelli, e a Presidente da Comissão da Mulher, Silvia Helena Virtuoso. O projeto deve ser ampliado gradualmente para outras unidades escolares do município.