XVIII Rodeio Crioulo Internacional é consagrado como o maior da história do município

Foto: Reginaldo Leal/PMI

Entre os dias 8 e 11 de maio, o Parque Municipal de Eventos de Imbé, no balneário Santa Terezinha, foi palco de um espetáculo de tradição, cultura e integração. Com público estimado em mais de 30 mil pessoas, o XVIII Rodeio Crioulo Internacional de Imbé entrou para a história como a maior edição já realizada do evento no município.

A grande movimentação contou com visitantes de diversas regiões do Rio Grande do Sul, de outros estados e até de países vizinhos, reunindo competidores, suas famílias, representantes de entidades tradicionalistas e autoridades. O espaço destinado aos acampamentos foi ampliado pela prefeitura e ganhou melhorias em infraestrutura, como iluminação de LED, segurança reforçada e banheiros.

Força campeira e cultura em destaque

A programação campeira teve 429 duplas inscritas nas provas oficiais de laço e 124 prendas participaram do tradicional desafio Heroínas do Laço. Na parte artística, 21 invernadas se apresentaram com danças, músicas e declamações, reunindo mais de 400 participantes.

O palco principal também foi destaque com uma programação musical variada. A abertura ficou por conta do Projeto Taureando e da banda JJSV. Na sexta-feira (9), data de aniversário de Imbé, se apresentaram a Banda Sinfônica da Escola de Música Guaracyra Ramos Kraemer, Filipi Coelho, Quarteto Coração de Potro e João Luiz Corrêa. No sábado (10), o público lotou o espaço para o show de César Oliveira & Rogério Melo e dançou no baile da banda Estação Fandangueira.

Evento sustentável e inovador

O rodeio também entrou para a história como o primeiro do Rio Grande do Sul a receber a certificação de “evento carbono neutro”, concedida pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN). A neutralização de 70 toneladas de CO₂ foi possível graças à parceria com a empresa Litoral Energia Solar, sediada em Imbé, e ao uso de créditos de carbono reconhecidos pela ONU.

Reconhecimento e orgulho

O Secretário de Turismo, Adriano Pacheco, destacou o investimento na estrutura e organização. “Os números falam por si e mostram que o Rodeio Crioulo Internacional de Imbé se firma no calendário turístico e cultural do Sul do Brasil”, afirmou.

O Prefeito Ique Vedovato comemorou o sucesso da edição. “Foi uma demonstração de amor à tradição e uma grande vitrine para nossa cidade.”

Já o patrão do CTG Querência do Imbé, Dilceu Bernardes, agradeceu o esforço coletivo. “Saímos desta edição ainda mais motivados para continuar essa história.”

Todas as fotos do evento podem ser conferidas clicando aqui.

default

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *