54ª Ciranda Cultural das Prendas do RS impulsiona economia e lota rede hoteleira

Foto: Divulgação/Rogerio Bastos - MTG-RS

Entre os dias 15 e 17 de maio, Osório e Tramandaí recebem a 54ª Ciranda Cultural das Prendas do Rio Grande do Sul, um dos concursos mais tradicionais do movimento cultural gaúcho. O evento, que definirá a nova 1ª Prenda do Estado, está movimentando o setor turístico do Litoral Norte, especialmente a rede hoteleira, que já registra ocupação quase total para o período.

A atual detentora do título máximo, Isabella Nunes da Silva, representa o CTG Estância da Serra, sediado em Osório, o que motivou a escolha da cidade como anfitriã desta edição. Cerca de 80 prendas, oriundas das 30 regiões tradicionalistas, participam do evento. A expectativa é de que aproximadamente duas mil pessoas passem pelo município durante os dias de provas e programações culturais.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo de Osório, há intensa procura por hospedagens também em Tramandaí, onde ocorrerá a cerimônia final e o jantar-baile de encerramento, no dia 17. O comércio local, especialmente bares, restaurantes e lancherias, deve registrar aumento significativo no movimento durante toda a semana.

Além das avaliações culturais, a Ciranda terá programação aberta ao público. Na quinta-feira (15), a partir das 19h, o Largo dos Estudantes Sônia Chemale receberá apresentações artísticas e roda de conversa com o tema Folclore Litorâneo, abordando manifestações como o Terno de Reis, Folia do Divino, Maçambiques e Quicumbis.

As provas escritas, orais e artísticas das candidatas ocorrem na Unicnec e no CTG Estância da Serra, com atividades distribuídas ao longo de três dias. O encerramento e anúncio das vencedoras serão realizados em Tramandaí, com fandango animado pelo grupo Alma Gaudéria, no Centro Municipal de Eventos.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *