Uma lancha de cor azul, que presta serviços à Petrobras, encalhou no final da tarde desta sexta-feira (2), em um banco de areia próximo à barra do rio Tramandaí, no município de Imbé, Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O local, conhecido por ser raso e instável, representa um desafio constante para navegadores da região.
O encalhe mobilizou outra embarcação da Petrobras, enviada para realizar o resgate. Após várias tentativas e com o uso de uma longa e resistente corda, a lancha foi finalmente puxada de volta ao rio, seguindo em direção ao trapiche da estatal. O esforço chamou a atenção de moradores e turistas que acompanhavam tudo do calçadão — e foi aplaudido com entusiasmo assim que a operação foi concluída com sucesso.
Desafio frequente na região
Os bancos de areia próximos à barra do rio Tramandaí, especialmente no lado de Imbé, são conhecidos por mudarem de posição conforme o movimento das marés e a força das ondas. Isso torna a navegação no local especialmente difícil, sendo comum que embarcações encalhem — às vezes com danos irreparáveis.
Em fevereiro de 2024, um barco pesqueiro encalhou no mesmo ponto e, por não conseguir ser retirado, permaneceu encalhado por cerca de dez meses, até ser desmontado.





