A cultura açoriana, fortemente presente na identidade de Osório, foi tema de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Educação na última segunda-feira (28), no Espaço Cultural Conceição. A formação reuniu cerca de 60 professores que atuam do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, com foco na tradição da Folia do Divino, uma das principais expressões do patrimônio imaterial do município.
A atividade faz parte do planejamento pedagógico de 2025, que irá abordar os patrimônios culturais imateriais de Osório nas escolas da rede municipal. Entre os elementos reconhecidos oficialmente pela Lei nº 3.265 estão o Terno de Reis, a Tafona da Canção Nativa, o Maçambique e a Folia do Divino. A iniciativa busca não apenas levar o tema às salas de aula, mas também capacitar os educadores para que se apropriem do conteúdo de forma qualificada.
Durante o encontro, os participantes puderam vivenciar a cultura local por meio da presença dos festeiros da edição atual da festa, de representantes do grupo da Folia do Divino e da 1ª Prenda do Estado, Isabella Nunes. A formação também contou com a participação da equipe pedagógica da Secretaria de Educação e do secretário da pasta, Marcelo Reis.
Com a capacitação, os professores irão trabalhar com os alunos os elementos e significados da Festa do Divino em sala de aula, além de promover atividades práticas. Uma das propostas é a confecção de estandartes que enfeitarão a cidade durante o período da festividade, que acontece entre os dias 30 de maio e 7 de junho. A festa, tradicionalmente organizada pela Catedral Nossa Senhora da Conceição e por casais festeiros, mescla manifestações religiosas e folclóricas, reforçando o legado cultural herdado dos colonizadores açorianos.
A próxima formação voltada às tradições culturais do município está prevista para o mês de junho.