O feriado prolongado do Dia do Trabalhador deve intensificar o movimento nas estradas rumo ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Conforme estimativa da CCR ViaSul, concessionária responsável pela BR-290 (Freeway), cerca de 251,9 mil veículos devem trafegar pela rodovia entre os dias 30 de abril e 5 de maio.
Do total estimado, aproximadamente 124,4 mil veículos seguirão em direção ao Litoral Norte, destino tradicional durante os recessos. A previsão indica que os momentos de maior fluxo ocorrerão nesta quarta-feira (30), com cerca de 27,6 mil veículos, e na quinta-feira (1º), quando são esperados 34,4 mil automóveis deixando a Região Metropolitana.
O retorno deve registrar seu pico no domingo (4), quando cerca de 44,7 mil veículos devem utilizar a Freeway no sentido Porto Alegre. A concessionária alerta para a possibilidade de lentidão nos horários de maior movimento, mesmo com uma projeção inferior à registrada no último feriado.
Para minimizar os transtornos, a concessionária recomenda que os motoristas programem suas viagens fora dos horários de pico. Na saída, a orientação é trafegar até as 15h da quarta-feira ou após o meio-dia de quinta. No retorno, os melhores horários são até as 14h do domingo ou depois do meio-dia de segunda-feira (5).
A movimentação no Litoral Norte ainda deve ser ampliada pela realização de dois grandes eventos durante o feriadão. Em Torres, o Festival Internacional de Balonismo deve atrair milhares de turistas. Já em Tramandaí, o encontro de motociclistas Mar & Motos também promete impulsionar o fluxo de veículos nas principais rodovias da região.