Litoral Norte registra aumento expressivo de casos de dengue em abril

O Litoral Norte do Rio Grande do Sul registrou um pico de casos confirmados de dengue nas primeiras semanas de abril. Conforme dados atualizados do Painel de Casos da Dengue da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS), 120 casos foram confirmados na região até a manhã desta segunda-feira (28). Destes, 86 são considerados autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município.

Além dos casos confirmados, 82 ocorrências seguem em investigação. Até o momento, não há registro de óbitos provocados pela doença na região.

Entre os municípios, Capão da Canoa lidera em número de confirmações, com 49 casos, dos quais 47 são autóctones. Em seguida aparecem Cidreira, com 17 casos, e Tramandaí, com 14 registros. Torres contabiliza nove casos confirmados, sendo sete autóctones, e ainda aguarda o resultado de 32 casos em investigação. Também há registros em Xangri-lá (9 casos), Osório, Santo Antônio da Patrulha e Três Cachoeiras (4 casos), Capivari do Sul, Imbé e Terra de Areia (2 casos), Arroio do Sal, Caraá, Mostardas e Palmares do Sul (1 caso). 

Municípios como Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Tavares e Três Forquilhas não apresentaram dados computados até o fechamento da atualização; Balneário Pinhal segue sem confirmações, apesar dos oito casos em investigação. 

O aumento expressivo em abril representa mais da metade dos diagnósticos realizados em 2025 no Litoral Norte até agora. O cenário regional acompanha a tendência estadual: em todo o Rio Grande do Sul, foram registrados mais de 11 mil casos de dengue neste ano, com 28.510 ocorrências ainda sob investigação. O Estado contabiliza ainda sete óbitos e já registra infestação do mosquito Aedes aegypti em 474 municípios.

A população pode acompanhar a evolução dos casos e outras informações sobre a dengue através do site Painel de Casos da Dengue – SES/RS.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *