A Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar localizou 17 cães em condições precárias em uma residência no bairro Indianópolis, em Tramandaí, nesta semana. De acordo com o 1º Batalhão Ambiental, os animais estavam acorrentados e apresentavam sinais de maus-tratos. No local, também foi encontrado um suíno híbrido.
A ocorrência mobilizou a Vigilância Sanitária do município, que enviou um médico veterinário para avaliar a situação. O profissional confirmou os indícios de maus-tratos e deverá emitir um laudo técnico. Os animais permanecerão no imóvel sob os cuidados do Departamento de Bem-Estar Animal de Tramandaí, que assumirá a responsabilidade pelo tratamento e recuperação dos cães.
Durante a ação, o tutor dos animais admitiu que os utilizava para caça e alegou dificuldades nos cuidados devido a um problema de saúde recente. No entanto, os policiais também encontraram na residência uma espingarda calibre 22 com 37 munições intactas, além de porções de substâncias suspeitas, semelhantes a cocaína, maconha e ecstasy.
O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Tramandaí. A ocorrência resultou no registro de dois boletins: um por posse irregular de arma de fogo e maus-tratos contra animais; e outro por tráfico de entorpecentes, em que o tutor foi identificado como testemunha. As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.

