Faleceu no final da manhã de terça-feira (22) o ex-Deputado Estadual Antônio Berfran Acosta Rosado, aos 65 anos, em Porto Alegre. Natural de Rosário do Sul, o político estava internado no Hospital Moinhos de Vento onde tratava complicações de uma infecção generalizada. O quadro ocorreu após um procedimento na garganta e evoluiu rapidamente nos últimos dias.
Conforme apurou a colunista de GZH, Rosane de Oliveira, a morte é decorrente de uma “bactéria que provocou infecção intestinal e acabou afetando outros órgãos”.
Com formação em engenharia civil, Rosado teve trajetória destacada na política gaúcha, especialmente durante os anos 1990 e 2000. Filiado ao antigo PPS — atual Cidadania —, exerceu três mandatos consecutivos como Deputado Estadual, entre 1999 e 2010.
Ao longo da carreira pública, ocupou cargos de relevância em diferentes gestões no Executivo Estadual. Atuou como secretário de Trabalho, Ação Social e Cidadania no governo Antônio Britto (MDB), entre 1995 e 1997, e chefiou a Secretaria do Meio Ambiente em 2009, durante o governo de Yeda Crusius (PSDB). Também passou por funções técnicas e administrativas, como gerente do setor de transportes da Metroplan (1987-1989), diretor administrativo da Secretaria Estadual de Obras (1990), diretor administrativo e financeiro da Trensurb (1992-1994) e presidente da Corsan em dois períodos.
Rosado chegou a disputar como Vice-Governador do Estado na eleição de 2010, na chapa com Yeda Crusius, e havia concorrido ao cargo de Vice-Prefeito de Porto Alegre em 2008, ao lado de Manuela D’Ávila (PCdoB).
Em razão de seu falecimento, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul cancelou a sessão plenária prevista para a tarde desta terça-feira.
O velório foi realizado no Crematório Metropolitano da Capital, ainda na terça-feira (22), em cerimônia reservada à família.