A cidade de Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, será palco de uma capacitação gratuita voltada para mulheres interessadas em aprender a técnica do bordado em pedrarias. A iniciativa, promovida pela Corsan e Instituto Aegea, com apoio da Prefeitura Municipal, ocorrerá entre os dias 5 e 10 de maio no CCI – Centro de Convivência do Idoso e Geração de Renda, e contará com 100 vagas distribuídas em dois turnos.
Destinado a mulheres a partir dos 14 anos, o projeto “A Arte de Bordar: oficinas de bordado” tem como objetivo fomentar o empoderamento feminino por meio da arte e da capacitação profissional. A formação será conduzida pela artista Fernanda Nadal e contará com aulas práticas, palestras e atividades complementares. Cada participante receberá um kit completo com materiais para bordado e uma cartilha com orientações técnicas, além de uma bolsa-auxílio no valor de R$350, destinada a apoiar os custos com deslocamento ou aquisição de materiais.
Com carga horária de 25 horas, as oficinas abordarão temas como sustentabilidade na moda, empreendedorismo feminino, produção de conteúdo e inclusão no mercado de trabalho. As participantes terão acesso ao aprendizado de 16 tipos de pontos de bordado, além de uma oficina de sensibilização feminina.
A capacitação também abre a possibilidade de inserção das alunas na plataforma digital Bordadeiras do Brasil, voltada à divulgação de trabalhos desenvolvidos por mulheres formadas pelo projeto. A seleção para a plataforma será realizada ao final do curso, com base na dedicação e qualidade técnica das participantes.
O encerramento do curso acontecerá no dia 10 de maio, às 9h, com uma exposição das peças produzidas durante as aulas e a entrega dos certificados de conclusão.
As inscrições serão abertas a partir da próxima terça-feira (15) e ficarão disponíveis até dia 28, podendo ser feitas presencialmente no CCI, no CRAS Casa da Cidadania, ou na Secretaria de Políticas para Mulheres, e, também, on-line, por meio do formulário disponível clicando aqui.
O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com produção da Amora Produções Culturais. A formação faz parte de uma série de ações que já capacitaram mais de 550 mulheres em diferentes regiões do país.