Morre o escritor e genealogista Marco Antônio Velho Pereira, aos 75 anos

Foto: Divulgação/Ascom PMO

Faleceu na última quarta-feira (2), aos 75 anos, o escritor, historiador e genealogista autodidata Marco Antônio Velho Pereira. Natural de Palmares do Sul, dedicou grande parte de sua vida à pesquisa genealógica de famílias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, tendo publicado três livros com foco nas raízes de sua própria família.

Figura conhecida em Osório, Marco Antônio foi o Xerife da 24ª Feira do Livro do município, realizada em 2009, ao lado da patrona Tereza Gamba. A escolha do “xerife” da feira representa um reconhecimento ao envolvimento e à contribuição cultural do homenageado à região.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduado em Administração Financeira pela Universidade do Distrito Federal, Pereira também teve longa trajetória como servidor da Caixa Econômica Federal, atuando em Porto Alegre e, posteriormente, em Brasília, até a aposentadoria.

Apaixonado por história e memória familiar, ele costumava dizer que toda árvore genealógica começa com alguém que guarda as lembranças da família. Em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Osório, durante sua participação na Feira do Livro, destacou a importância da memória oral como ponto de partida para suas investigações. “Sempre tem uma memória da família para começar”, afirmou na ocasião.

Marco Antônio estava internado no Hospital de Tramandaí, onde teve complicações decorrentes de um edema pulmonar. Ele deixa as irmãs Suzana Pereira Herrmann, Eliana Pereira Abel, Rosana Pereira Sant’Anna e Silvana Velho Pereira, além de sete sobrinhos e dois sobrinhos-netos.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *