Chuva forte causa alagamentos e mobiliza Defesa Civil em Cidreira e Balneário Pinhal

Foto: Reprodução/Redes Sociais PMC

Uma forte pancada de chuva registrada na tarde desta quarta-feira (9), causou alagamentos e transtornos em diferentes pontos de Cidreira e Balneário Pinhal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Desde o início do dia, o Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual já alertava para a possibilidade de temporal com grande volume de chuva e descargas elétricas na região costeira.

De acordo com a 10ª Coordenadoria de Defesa Civil, os principais registros de alagamentos ocorreram em Cidreira, onde a localidade de Balneário Costa do Sol foi uma das mais afetadas. Uma família precisou ser retirada de casa na rua Begônia após a água invadir o imóvel. Os moradores foram acolhidos por vizinhos.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) relatou que os atendimentos ainda estão em andamento. Até o momento, foram contabilizadas duas ocorrências em Balneário Pinhal e cinco em Cidreira. Uma das ocorrências mais graves envolve a queda de um poste da rede elétrica sobre uma residência, ainda energizado, o que exigiu ação rápida da equipe técnica.

O Prefeito de Cidreira, Beto do Litoral, percorreu as áreas mais atingidas ao lado do coordenador da Defesa Civil, Dario Letona, e do secretário de Obras, Cláudio Hoffmann. Bairros como Costa do Sol, Chico Mendes e Ildo Meneghetti receberam ações emergenciais de monitoramento, drenagem e atendimento às famílias afetadas.

Em Balneário Pinhal, a Defesa Civil registrou diversas ocorrências envolvendo famílias que precisaram ser retiradas de suas casas devido à entrada de água. Entre os atendimentos, uma idosa foi encaminhada ao Pronto Atendimento 24h após sofrer um mal súbito, e uma mulher foi retirada de sua residência junto com um cachorro. Outra ocorrência envolveu a remoção de uma idosa e sua filha.

A Prefeitura de Cidreira reforça que a população pode acionar diretamente a Defesa Civil local pelo número (51) 99896-2466, canal que permanece em funcionamento para atendimento de emergências. As autoridades seguem monitorando a situação climática e orientam os moradores a redobrarem os cuidados diante da possibilidade de novos episódios de instabilidade.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *