Nesta segunda-feira, 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em 2025, a data traz como tema central a saúde materna e neonatal, dando início a uma campanha global intitulada “Inícios saudáveis, futuros esperançosos”. A ação marca um ano de mobilização promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de chamar a atenção para a importância dos cuidados com mães e bebês como base de comunidades mais saudáveis e resilientes.
A comemoração do Dia Mundial da Saúde é um momento simbólico para reforçar o compromisso internacional com a proteção da vida desde os seus primeiros instantes. A campanha destaca a necessidade de ampliar o acesso a cuidados de qualidade durante a gravidez, o parto e o período pós-natal, além de incentivar políticas públicas que priorizem o bem-estar físico e emocional das mulheres e das famílias.
Em meio às celebrações, a OMS divulgou dados preocupantes: a cada ano, cerca de 300 mil mulheres morrem em decorrência de complicações relacionadas à gestação e ao parto. Somam-se a esse número mais de 2 milhões de mortes de recém-nascidos no primeiro mês de vida, além de outros 2 milhões de casos de natimortos. Esses números revelam que uma morte evitável ocorre, em média, a cada sete segundos.
Durante a campanha, a OMS e seus parceiros irão compartilhar conteúdos informativos sobre cuidados durante a gestação, parto seguro e saúde pós-natal. Além disso, serão promovidos eventos e ações de engajamento para incentivar o apoio à causa por meio da divulgação de informações, doações e relatos de experiências pessoais.
A comemoração do Dia Mundial da Saúde 2025 também é um convite para a reflexão local; no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a data pode inspirar novas estratégias e o fortalecimento dos serviços de saúde voltados à atenção básica e ao cuidado com gestantes, mães e bebês.
Com um olhar para o futuro, a campanha reafirma a urgência de investimentos e políticas eficazes para garantir que toda mulher e todo bebê possam sobreviver e prosperar.