Defesa Civil do RS reestrutura atuação no Litoral Norte

Foto: Arquivo/Defesa Civil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul anunciou a criação da 10ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC), com sede em Tramandaí. A nova estrutura, que antes era vinculada à CREPDEC Metropolitana, passa a atender 21 municípios do Litoral Norte de forma autônoma.

A reestruturação foi oficializada por meio de uma portaria publicada nesta quarta-feira (2) pela Casa Militar do Estado, que justificou a mudança com base na necessidade de adequação territorial das coordenadorias às Regiões Funcionais de Planejamento do Estado. A nova estrutura visa otimizar a resposta a eventos climáticos e emergências na região.

Estrutura e Comando

A 10ª CREPDEC conta com uma equipe composta por cinco profissionais, sendo quatro policiais e bombeiros militares e um servidor civil. A coordenação está a cargo do tenente-coronel Rodrigo Canci Pierosan, que anteriormente comandava o 9º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM). O coordenador adjunto é o major João César Verde Selva, com experiência na coordenação de patrulhas ambientais e no policiamento de Tramandaí e Imbé.

Embora a sede física da coordenadoria ainda esteja em definição, os recursos para sua instalação já estão garantidos. A expectativa é que o local conte com estrutura adequada para atender às demandas da região.

Atuação e Prevenção

Mesmo antes da definição da sede, a nova coordenadoria já está operando. Entre suas primeiras ações, estão o suporte a municípios afetados pela estiagem e a organização de encontros com as defesas civis municipais para revisar planos de contingência. A CREPDEC também está auxiliando os processos de decretação de emergência em cidades como Caraá, Maquiné e Mampituba.

O trabalho da nova unidade inclui visitas técnicas para alinhamento de protocolos de ação em situações de emergência, como vendavais e enchentes. Entre os aspectos revisados estão assistência social, estrutura de abrigos e coordenação de voluntariado.

Abrangência Regional

A 10ª CREPDEC atenderá os seguintes municípios: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-Lá.

Outras duas cidades da região, Santo Antônio da Patrulha e Tavares, continuarão sob a jurisdição de outras coordenadorias, Metropolitana e Sul, respectivamente.

A Defesa Civil reforça que a nova estrutura visa garantir maior eficácia na prevenção e resposta a desastres naturais, atuando em parceria com outros órgãos estaduais e municipais, como Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Fepam e Marinha do Brasil.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *