O Ministério da Educação (MEC) adiou para o dia 27 de junho a divulgação das instituições privadas contempladas com novos cursos de Medicina no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pela reitoria da Unicnec, instituição de ensino superior localizada em Osório, que aguarda a decisão para saber se será uma das beneficiadas.
O processo seletivo faz parte do programa Mais Médicos e teve início em outubro de 2023, com a publicação do Edital MEC nº 1/2023. Inicialmente, o resultado estava previsto para 26 de junho de 2024, mas foi postergado em julho do mesmo ano pelo Edital MEC nº 7/2024, que definiu o dia 28 de março de 2025 como nova data para a divulgação preliminar. Agora, com a publicação do Edital MEC nº 2/2025, o prazo foi novamente estendido para 27 de junho de 2025. Após essa data, haverá um período adicional de dois meses para apresentação de recursos, e a decisão final está prevista para agosto.
O motivo do adiamento não foi informado pelo MEC, e a mudança ocorreu na véspera da data prevista para a divulgação. Diante dessa alteração, a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) encaminhou um ofício ao ministério solicitando esclarecimentos sobre as razões da decisão e reforçando a importância da transparência no processo.
O edital do MEC prevê a autorização de até quatro novos cursos de Medicina no estado, com seleção entre 19 instituições que passaram pelas etapas preliminares. A Unicnec, uma das concorrentes, destaca que seu projeto foi desenvolvido com base nas novas tendências da formação médica e segue aguardando a decisão com expectativa.