O Rio Grande do Sul registrou um número recorde de abertura de empresas no primeiro bimestre de 2025, com um total de 59.301 novos empreendimentos nos meses de janeiro e fevereiro. O Estado superou as marcas dos últimos dez anos, com 33.144 aberturas em janeiro e 26.157 em fevereiro. Esses dados são fornecidos pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
O número de novas empresas no início de 2025 é significativamente superior ao registrado no mesmo período de 2024, quando o total foi de 44.240, representando um aumento de mais de 30%. O desempenho também apresenta um crescimento considerável em comparação com anos anteriores; em 2020, por exemplo, foram abertas 17.935 empresas em janeiro e 15.243 em fevereiro, o que demonstra a aceleração do ritmo nos últimos anos.
Esse aumento na abertura de empresas ocorre em um contexto de ações implementadas pelo governo estadual para promover um ambiente mais favorável ao empreendedorismo. A JucisRS tem se destacado pela redução do tempo necessário para o registro de novas empresas, ocupando o segundo lugar no ranking nacional de tempo de abertura, segundo o Boletim do 3º quadrimestre de 2024 do Mapa de Empresas. Esse fator, aliado à desburocratização dos processos, tem sido apontado como uma das razões para o crescimento observado.
Com a continuidade desse desempenho, o Rio Grande do Sul segue como um dos estados com forte dinamismo no setor empreendedor, refletindo um cenário de recuperação e desenvolvimento econômico nos primeiros meses de 2025.