Vacinação contra a gripe no RS começa em 7 de abril com distribuição antecipada de doses

Foto: Walterson Rosa/MS

A campanha de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul terá início oficial em 7 de abril. No entanto, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) começou nesta quarta-feira (26) a distribuição das primeiras 356 mil doses do imunizante para os municípios, permitindo que a aplicação seja iniciada assim que as unidades forem recebidas.

O público-alvo da campanha soma mais de 5,3 milhões de pessoas pertencentes aos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde. Entre as novidades deste ano, a vacina da gripe passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. Para esses grupos, a proteção estará disponível permanentemente ao longo do ano.

Outras categorias, como profissionais da saúde, professores, membros das forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, seguirão recebendo a vacina dentro de estratégias específicas da campanha.

A meta é vacinar pelo menos 90% das gestantes, crianças e idosos. A SES reforça a importância da imunização antes do inverno, período de maior transmissibilidade dos vírus respiratórios.

Distribuição das doses

O primeiro lote de vacinas está sendo retirado pelas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) na Central Estadual de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. A partir daí, as doses são enviadas para os municípios. No caso da capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz a coleta diretamente na Ceadi.

No Litoral Norte, a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Osório, é responsável pela distribuição das doses aos 23 municípios da região. Nesta primeira remessa, foram destinadas 13.730 doses para a CRS, que fará o repasse conforme a demanda local.

Com a ampliação da cobertura vacinal e a antecipação da distribuição, a expectativa é garantir maior proteção à população antes da chegada do frio intenso.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *