A Brigada Militar do Rio Grande do Sul abriu concurso público com 1.200 vagas para soldado de primeira classe. As inscrições estão abertas até 22 de abril pelo site da Fundatec.
Das vagas, 984 são para ampla concorrência, 192 são para candidatos negros, 12 para pessoas trans e 12 para indígenas. Para se inscrever, é necessário ter ensino médio completo, idade de até 25 anos, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além de habilitação categoria B.
A seleção inclui prova escrita, exame de saúde, teste físico e avaliação psicológica. A prova está marcada para 8 de junho, com questões sobre Língua Portuguesa, Legislação, Matemática, Direitos Humanos, entre outras. O teste físico exige flexões, abdominais e corrida, com variações entre os gêneros.
O subsídio inicial é de R$ 5.944,85, com auxílio alimentação de R$ 400. A carga horária será de 40 horas semanais, exceto durante o curso de formação, que terá jornada definida pela escola. O concurso tem validade de dois anos, prorrogável por mais dois.