Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Osório, realizada na terça-feira (18), a reitora da Unicnec, professora Ludinara Scheffel, compartilhou informações sobre o andamento do projeto para a implementação do curso de Medicina na instituição. A reitora detalhou as etapas do processo seletivo para a adesão ao edital do Ministério da Educação, publicado em outubro de 2023, que visa a criação de cursos de Medicina em instituições de ensino superior, tanto privadas quanto filantrópicas.
O projeto da Unicnec, que contou com a contratação de uma empresa especializada, passou por todas as fases do edital sem a necessidade de correções e segue agora na fase de avaliação final, junto a outras 19 instituições do Rio Grande do Sul. Apenas quatro serão selecionadas para a criação do curso, com o resultado final sendo divulgado até o dia 28 de março.
A proposta da Unicnec inclui um curso de Medicina diurno, com infraestrutura planejada para atender a essa demanda, incluindo espaços exclusivos. Além disso, a universidade apresentou soluções logísticas para transporte, considerando a necessidade de oferecer aulas pela manhã e à tarde. O projeto também prevê a utilização de 300 leitos SUS, distribuídos entre hospitais de Osório, Tramandaí, Santo Antônio da Patrulha e Palmares do Sul, além da oferta de bolsas de estudo para seis alunos anualmente, com gratuidade.
Solicitando apoio da comunidade para que a universidade seja selecionada, a reitora ressaltou que a cidade foi escolhida devido à qualidade do ensino oferecido pela instituição; se aprovado, a chegada do curso de Medicina trará impacto positivo para Osório e toda a região do Litoral Norte.
