Na manhã de quarta-feira (19), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN), realizou a maior apreensão de crack da história da instituição, com um total de 128 kg da droga confiscados. A operação, parte da ação denominada Operação Narke, também resultou na apreensão de 21 kg de cocaína e 306 kg de maconha em um imóvel em Viamão, na Região Metropolitana.
A investigação, que teve início há cerca de 30 dias, foi fruto de um trabalho de monitoramento de um esquema de tráfico de drogas que abastecia pontos de venda em diversas áreas da Região Metropolitana de Porto Alegre. A operação focou em um casal suspeito de transportar grandes quantidades de entorpecentes. Durante a ação, a Polícia Civil acompanhou a chegada de um veículo proveniente de Santa Catarina, onde os suspeitos haviam retirado a droga.
Ao chegarem a um imóvel no Sítio São José, em Viamão, os agentes presenciaram a descarregamento de caixas de papelão, momento em que realizaram a abordagem e encontraram os 128 kg de crack. No interior da residência, que servia como depósito, também foram localizados outros tipos de drogas, além de balanças de precisão e aparelhos celulares.
O casal foi preso em flagrante e autuado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Após os trâmites legais, os indivíduos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.
A operação foi coordenada dentro do contexto da Operação Narke, que visa intensificar as ações contra o tráfico de drogas e organizações criminosas. Em apenas uma semana, mais de 200 kg de crack foram apreendidos, demonstrando o avanço da estratégia de combate ao narcotráfico no Estado.