Vigilância Sanitária de Osório identifica 24 focos do mosquito Aedes Aegypti em dois meses

A Vigilância Sanitária de Osório identificou 24 focos do mosquito Aedes Aegypti nos meses de janeiro e fevereiro de 2025. Este aumento é motivo de preocupação, especialmente considerando que, em anos anteriores, o município registrou números menores no mesmo período. Por exemplo, em 2016, foram identificados apenas 12 focos durante todo o ano.

A rápida proliferação do mosquito é atribuída às condições climáticas favoráveis deste verão, com calor intenso e chuvas esparsas, criando ambientes ideais para a reprodução do Aedes Aegypti. A reutilização inadequada de recipientes sem limpeza prévia tem contribuído para o aumento dos focos, já que os ovos do mosquito permanecem aderidos aos depósitos e eclodem com a água da chuva. 

Além disso, a instalação de “ovitrampas” em diversas áreas da cidade tem auxiliado no monitoramento e controle da infestação. Essas armadilhas capturam os ovos do mosquito, permitindo um acompanhamento mais eficaz.

A Vigilância Sanitária reforça a importância da colaboração de todos na eliminação de focos, especialmente em terrenos baldios e áreas com acúmulo de água parada, para prevenir a proliferação do mosquito e as doenças que ele transmite.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *