A Ex-Presidente do Brasil Dilma Rousseff, de 77 anos, permanece internada no Shanghai East International Medical Center, em Xangai, na China, desde a última sexta-feira (21). Ela foi diagnosticada com neurite vestibular, uma inflamação que afeta o nervo do equilíbrio. A informação foi confirmada na noite desta segunda-feira (24) por sua assessoria.
Segundo a nota divulgada, Dilma responde bem ao tratamento e deve receber alta nos próximos dias. Durante o período de internação, a Ex-Presidente tem mantido suas atividades de trabalho normalmente. Ela ocupa, desde abril de 2023, a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição financeira ligada ao grupo BRICS.
O quadro de saúde da Ex-Presidente motivou o cancelamento de sua participação na reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de bancos centrais dos países do BRICS, que ocorreu recentemente na África do Sul. Antes da internação, Dilma teria apresentado sintomas como pressão alta, vômito e tonturas.
Saiba o que é o BRICS
O BRICS é um bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Criado com o objetivo de fortalecer a cooperação econômica, política e social entre os países membros, o grupo atua em diversas frentes, incluindo investimentos e desenvolvimento sustentável. O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), presidido por Dilma Rousseff, foi estabelecido em 2014 para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento nos países do bloco e em economias emergentes.