Na manhã deste sábado (15), um engavetamento no km 44 da freeway, entre Glorinha e Santo Antônio da Patrulha, resultou em duas pessoas gravemente feridas e causou bloqueios no trânsito. O acidente, registrado por volta das 7h40min, envolveu um ônibus e cinco veículos de passeio no sentido Capital-Litoral.
Os feridos estavam em um Peugeot 207, emplacado em Alvorada. O condutor, de 31 anos, precisou ser resgatado de helicóptero pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre. A passageira, de 32 anos, foi levada ao Hospital Dom João Becker, em Gravataí, por uma equipe da CCR ViaSul.
Além do Peugeot, outros quatro carros também se envolveram na colisão: um Ford Ka Sedan, um Fiat Siena, um Renault Logan e um Chevrolet Prisma, com placas de diferentes cidades da Região Metropolitana. O ônibus da Viação Ouro e Prata, que seguia de Santa Rosa para Torres com 30 passageiros, não teve ocupantes feridos.
Devido à gravidade do acidente, a rodovia chegou a ser totalmente bloqueada, causando um congestionamento de até seis quilômetros. Às 9h20min, uma faixa foi liberada, permitindo o fluxo parcial dos veículos. Equipes da CCR ViaSul realizaram a remoção dos automóveis e a limpeza da pista, já que houve derramamento de óleo no local.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuou na organização do trânsito e no atendimento da ocorrência. Motoristas que trafegavam pelo trecho relataram o impacto da colisão e os danos significativos aos veículos envolvidos.
A freeway registrava um grande movimento de veículos no momento do acidente, com previsão de 44,3 mil automóveis seguindo em direção ao Litoral Norte ao longo do dia. As causas do engavetamento seguem sob investigação.