A tarde dessa quarta-feira de Natal vai ficar marcada para sempre no coração do gauchos, pois hoje o Rio Grande do Sul se despede de um símbolo da boa politica, Alceu de Deus Collares. Homem forte do trabalhismos no Estado será sepultado no Cemitério Jardim da Paz às 16h, após cerimônia de despedida realizada no Palácio Piratini. Palco onde Collares comandou o Rio Grande do Sul quando foi Governador do Estado.
Alceu Collares é o único negro da historia politica do Rio Grande do Sul a chegar ao cargo de Governador. E não poderia ter outra figura que não fosse Collares. Um menino vindo de um povoado no interior da cidade de Bagé, nascido em sete de setembro de 1927, filho de pais analfabetos, foi um ícone na construção de uma sociedade, melhor, digna e igualitária. Um homem publico sem qualquer mancha em sua carreira e de ideias a frente de seu tempo, Collares mudou a cara das politicas publicas, com destaque a educação, que a exemplo de seu grande inspirador, Leonel Brizola, sempre foi uma de suas maiores metas como figura publica, melhorar a educação nas escolas.
Deixou os estudos para ajudar no sustendo da família, mas retomou, e em 1956 após concluir seus estudos, foi aprovado no vestibular da Faculdade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), mudou-se para Porto Alegre e concluiu sua graduação em Direito em 1961. Além disso Alceu Collares também era um irmão Maçom atuante, integrante da Loja “Electra 21″filiada as Grandes lojas do RS. https://www.gorgs.org.br/noticia/7355
Em 1963 foi seu primeiro cargo eletivo como vereador de Porto Alegre, lutou contra a Ditadura Militar e defendeu uma maior distribuição e renda a população. em 1974 e 1978 foi eleito deputado federal com as maiores votações. Em 1980 ajudou a fundar o PDT(Partido Democrático Trabalhista) foi prefeito de Porto Alegre em 1986 e chegou a conquista do Governo do Estado em 1991. Collares foi reeleito outras vezes como deputado federal representando os gauchos em Brasila(DF).
Collares foi casado nos anos 50 com Antônia com quem teve os filhos, Antônio Alceu, Júlio Cesar e Adriana. Após se divorciar da primeira esposa, casou-se com a então professora primaria Neuza Canabarro, que foi primera dama do estado e também secretaria de educação em seu mandato como Governador e com quem vivia até os dias de hoje. Collares seguia o Espiritismos Kardecista, em certa vez afirmou: “o Velho la de cima me proporcionou uma série de aprendizados no campo da espiritualidade”. Também era uma simpatizante da Umbanda, mas afirmava que mesmo com tudo isso era muito difícil amenizar as dores de suas perdas.
Entre suas frases destacamos: “O Brasil não tem um Ministério do Trabalho. O Brasil tem um Ministério do Capital”. ALCEU DE DEUS COLLARES * 1927 + 2024