Na manhã deste sábado (23), servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) realizaram o resgate de dois cavalos em situação de maus-tratos no município de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A ação foi motivada por uma denúncia que indicava que os animais estavam em uma residência, sem comida ou água, há pelo menos dois dias.
No local, as equipes encontraram um dos cavalos em estado de debilidade extrema, impossibilitado de se levantar, o que reforçou os sinais de maus-tratos. Para retirá-lo, foi necessário o uso de uma retroescavadeira. O outro cavalo, embora em situação precária, foi removido sem a necessidade de equipamentos pesados.
O proprietário dos animais não foi localizado durante a ação. Ambos os cavalos foram levados para tratamento veterinário e passarão por um processo de reabilitação.
Casos de maus-tratos contra animais podem ser denunciados à polícia pelo telefone 190 ou diretamente aos órgãos ambientais competentes.
Laura Pires Haendchen