Rosário do Sul (RS) – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na noite desta sexta-feira (08), um homem procurado pela Justiça por sua participação nos atos antidemocráticos ocorridos em janeiro de 2023, em Brasília. A prisão foi realizada na BR-290, em Rosário do Sul, após o suspeito tentar desviar o trajeto para evitar abordagens policiais.
A equipe da PRF identificou o veículo suspeito, que estava desviando da rota habitual. Durante a abordagem, foi verificado que o motorista, um homem de 46 anos, natural de Cuiabá (MT), tinha um mandado de prisão em aberto, emitido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O mandado relaciona o acusado a diversos crimes, incluindo aboluição violenta do Estado Democrático de Direito e ameaça ao livre exercício dos poderes da União.
Líder da “Máfia do Pix”
O homem, conhecido por ser um dos líderes dos atos golpistas de 8 de janeiro, ficou famoso como o chefe da chamada “máfia do pix”. Ele era responsável por arrecadar recursos financeiros para manter a alimentação dos manifestantes acampados em Brasília. O acusado foi preso no dia dos eventos, mas liberado posteriormente. Durante a abordagem, ele alegou aos policiais que estava escondido no Uruguai e retornou ao Brasil apenas para comprar uma geladeira.
Outros Crimes Envolvidos
Além dos crimes relacionados aos atos de janeiro, o mandado de prisão também inclui acusações de terrorismo, ameaça, perseguição, dano qualificado, incêndio, descumprimento de medidas sanitárias e destruição de patrimônio protegido por lei, entre outros.
Encaminhamento à Justiça
Após a prisão, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia em Rosário do Sul, onde deve ser transferido para um presídio, permanecendo à disposição da Justiça. O veículo com placa do Distrito Federal foi recolhido ao pátio por estar com o licenciamento vencido. O outro ocupante do veículo, um cidadão uruguaio, foi liberado.
A PRF segue com o trabalho de monitoramento e apoio a operações de segurança relacionadas aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, com o objetivo de garantir a responsabilização dos envolvidos.
Comunicação/ Imagens: Delegacia PRF Osório/RS
Laura Pires Haendchen