O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da promotora Dinamárcia Maciel de Oliveira, anunciou nesta quarta-feira (6) que pretende firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os municípios de Torres e Passo de Torres. O objetivo é impor maior rigor na fiscalização do trânsito de pedestres na nova ponte pênsil sobre o Rio Mampituba, que liga as duas cidades.
A reunião tratou da criação de um calendário de manutenção e da implementação de restrições no tráfego de pedestres, especialmente durante o período de festas de fim de ano, veraneio e Carnaval. A promotora informou que o TAC deve ser assinado até a primeira quinzena de dezembro.
A ponte, que foi reconstruída após a queda da antiga estrutura no Carnaval de 2023, provocando a morte de uma pessoa, foi reinaugurada em junho deste ano. Apesar da recuperação, o Gabinete de Assessoramento Técnico (GAT) do MPRS recomendou a limitação do fluxo de pessoas para prevenir novos acidentes. A obra foi realizada pelo município de Passo de Torres, mas como a ponte é muito utilizada por moradores e turistas de Torres, o MPRS busca garantir maior segurança na travessia.
Laura Pires Haendchen