A Operação Cerco Fechado, iniciada em 13 de setembro, envolveu uma série de ações coordenadas no estado do Rio Grande do Sul, com foco no combate ao abigeato, Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), tráfico de drogas e captura de foragidos.
Na manhã de 13 de setembro, a Brigada Militar, com apoio de fiscais e técnicos, iniciou a operação em Santo Antônio da Patrulha, fiscalizando quatro estabelecimentos sem encontrar irregularidades. A operação se expandiu para a área rural de Osório, onde mais de 50 policiais realizaram ações que resultaram em quatro prisões e apreensões de drogas e objetos suspeitos.
Em paralelo, as equipes do 2º BPAT atuaram no litoral norte. Em Tramandaí, um homem de 35 anos foi preso por tráfico de drogas, com 13 porções de crack, nove de cocaína, seis de maconha e R$ 106. Em Capão da Canoa, um jovem de 22 anos foi detido por porte ilegal de arma, após um confronto com a polícia que resultou na apreensão de um revólver calibre .32.
Durante o final de semana, entre 14 e 15 de setembro, a operação continuou com a prisão de cinco homens e um menor em Capão da Canoa, Torres e Tramandaí. Foram capturados dois foragidos e detidos indivíduos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. A ação teve sucesso em reforçar a segurança e combater práticas criminosas na região.