O 4º Núcleo Regional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) realizou, na manhã deste sábado, dia 8, a segunda fase da operação que investiga o desvio de doações destinadas às vítimas da enchente na região. A Polícia Civil cumpriu Mandados de Busca e Apreensão em diversos locais, incluindo as residências de dois vereadores em Palmares do Sul. A operação resultou em uma prisão em flagrante, por posse irregular de arma de fogo.
Ainda durante as diligências, uma grande quantidade de donativos foi apreendida em Balneário Quintão, suspeitos de serem distribuídos de forma irregular. Também foram recolhidos smartphones, valores em dinheiro, um revólver não registrado, munições, documentos e outras provas que deverão compor as evidências da investigação.
A operação foi coordenada pelos Promotores de Justiça Mauro Rockembach e Leonardo Rossi, junto com o Delegado de Polícia Antônio Carlos Ractz Jr., e contou com a participação de servidores do Ministério Público e agentes da Polícia Civil.
Conforme os promotores de Justiça Mauro Rockenbach e Leonardo Rossi, “a investigação aponta que as doações não foram oficialmente registradas pela Prefeitura”. O Delegado Antônio Carlos Ractz Jr., disse que “A Polícia Civil está investigando crimes relacionados à obtenção de donativos e sua distribuição irregular. Três vereadores, que também são pré-candidatos, estão sendo investigados”.