Falta de vagas especiais causa transtornos para deficientes no litoral Norte

Moradores e motoristas com deficiência ou mobilidade reduzida têm manifestado uma crescente inquietação devido à escassez de vagas de estacionamentos especiais, no litoral Norte. Em meio a relatos de dificuldades e falta de fiscalização, a situação tem gerado um cenário de frustração e descontentamento.

O secretário de Segurança, Mobilidade e Tecnologia (SSMT) de Capão da Canoa, Jorge Alberto de Cabral Arbello, afirmou que a pasta, criada em 2022, tem concentrado esforços na melhoria da mobilidade urbana na região. Ele garantiu que existem iniciativas em andamento, mas confirma que a porcentagem de vagas exigida pela legislação ainda não foi alcançada.

Outro ponto ressaltado por ele é o crescimento populacional de Capão da Canoa, com um aumento de aposentados e idosos.”Dentre as iniciativas em andamento, destacam-se a pintura de faixas de pedestres, a demarcação de espaços de estacionamento oblíquos e paralelos, resultando na criação de aproximadamente 1200 novas vagas. No entanto, ainda não alcançamos os níveis exigidos pela legislação, que determinam 5% das vagas para idosos e 2% para pessoas com deficiência.

Arbello destacou que a prefeitura está em processo de conclusão do plano de mobilidade urbana que servirá como base para futuras ações da Secretaria. A fiscalização dos novos espaços é realizada pela SSM. E a responsabilidade pela aplicação de multas e outras medidas repressivas cabe à Brigada Militar.

O secretário de turismo de Tramandaí, Claudiomir da Silva Pedro, informou que no município existem 72 vagas de estacionamentos especiais, para idoso e deficiente. E que o município segue a Lei que prevê o número de vagas para idosos e deficientes. E que a ampliação depende da demanda e da legislação.Sobre as vagas retiradas por causa da ciclofaixa, o secretário afirmou que estão sendo criados novos estacionamentos e as vagas que eram em paralelo foram transformadas em oblíquas.

Ele também ressaltou que as vias coletoras da Beira-Mar também foram transformadas em estacionamento, além das vagas em paralelo aos canteiros centrais.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *