A partir de dezembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) usará o sistema de câmeras de monitoramento da Freeway, trecho da BR-290 entre Porto Alegre e Osório, para fiscalizar infrações de trânsito e emitir multas em tempo real. A iniciativa, em parceria com a concessionária CCR ViaSul, visa coibir principalmente o tráfego e as ultrapassagens irregulares pelo acostamento.
Segundo Douglas Paveck, chefe de comunicação da PRF no Rio Grande do Sul, agentes estarão no centro integrado da CCR acompanhando as imagens. A medida é intensificada com a chegada da temporada de verão, período de maior fluxo nas estradas.
As infrações são consideradas gravíssimas. Motoristas flagrados trafegando pelo acostamento serão multados em R$ 880, enquanto ultrapassagens no acostamento resultam em penalidades acima de R$ 1.400. Essas práticas colocam em risco a segurança de outros usuários, especialmente aqueles que utilizam o acostamento em situações de emergência.
A PRF reforça o compromisso com a segurança viária, utilizando a tecnologia como aliada no combate a condutas imprudentes.
Laura Pires Haendchen