No dia 9 de setembro de 2024, a Patrulha Ambiental (Patram) do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) descobriu um galpão em Tramandaí, no bairro Parque dos Presidentes, que estava sendo utilizado para rinhas de galos. A equipe, que inicialmente estava na área para investigar uma denúncia sobre corte ilegal de árvores, ouviu barulhos vindos do galpão e encontrou um cenário preocupante.
Dentro do galpão, os policiais encontraram sete galos em condições precárias, com ferimentos e mutilações, incluindo cortes de bico e esporas. Dois dos galos apresentavam lesões mais graves na crista, asa e pescoço. Além dos animais, havia uma estrutura conhecida como “rinhadeiro”, usada para realizar os combates, que foi destruída pelos policiais.
O local estava vazio no momento da descoberta, e a Patram notificou a Polícia Civil sobre o caso para que a investigação sobre os maus-tratos a animais seja conduzida. Os galos serão encaminhados para atendimento veterinário para tratar das suas lesões e garantir o bem-estar deles.
Juliana Luz
Laura Pires Haendchen